A cultura remix é extremamente contemporânea, nasceu a mais ou menos 15 anos. Esta é conhecida como uma nova forma de criar cultura, que gera democratização e descentralização, levando a mesma a novas margens. Sendo estas com potencial econômicas, gerando novos negócios e novos empregos, entre outras.
Ou seja, quando se cria um produto cultural a partir de um produto que já existia inicialmente, contudo, não consiste numa cópia propriamente dita, mas numa releitura da obra, que nem mesmo a autor inicial imaginou (ou, nas palavras de Marshall McLuhan, um signo gerando outro signo). É daí que surge um novo problema. Este criado por órgãos maiores, já instalados na industria cultural, e que não querem novos concorrentes. São aqueles que estabelecem a barreira dos direitos autorais, e privatizam, assim, a produção de cultura, em outras palavras, valorizam o monopólio.
Um dos ápices deste movimento a favor da cultura remix (o filme mais procurado em 2005), já citados no texto de Ronaldo Lemos, é o filme criado por fãs de Guerras nas Estrelas, o episódio Revelations. Este foi feito por fãs do filme original, tem cerca de 40 minutos de duração e custou em média US$20.000,00. Mas existem outros exemplos desta nova forma de produzir cultura, um deles pode ser este blog, que se apropria do conteúdo de outras páginas da internet, ou até mesmo do texto de outros autores, para criar novas idéias, a maioria delas relacionadas a trailers.
Outros exemplos, mais populares são os trailers feitos pelos fãs de alguns filmes, nestes os fãs utilizam os filmes já lançados para criar os trailers dos filmes seqüências, que muitas vezes nem foram filmados ainda (estes vem com a palavras “fãmade” no titulo). É o caso da Saga Crepúsculo, da trilogia do Senhor dos Anéis, da Saga de Harry Potter, entre outros.
Aqui no Brasil, o programa TVZ, do canal Multishow, exibe uma seqüência de clipes e nos intervalos entre um vídeo e outro mostra alguns produzidos pelo próprio público, paródias dos originais. Esses vídeos até chegam a concorrer ao Prêmio Multishow, realizado pelo canal.
Entretanto, a cultura remix, ao mesmo tempo que abre a possibilidade de uma produção por parte de um grupo que antes era apenas considerado consumidor, também se constitui de um paradoxo ao mesmo tempo em que encontra limitações nos direitos autorais.
A fim de solucionar esta questão foi criado o site Creative Commons (www.creativecommons.org/licenses/by/2.0/br) que põe a disposição ferramentas para que os autores originais de um produto abram mão de seus direitos autorais e mostrem aos usuários do site até que ponto eles podem utilizar o produto para criar novas obras.
PIPOCAS AMARGAS.
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