Pages

domingo, 29 de agosto de 2010

Os Trailers também têm making off

Alguns DVDs, quando são distribuídos nas lojas e vídeo –locadoras, têm inseridos, além do filme, fotos de seus cartazes, seus trailers e seus making off. O Making off nada mais é do que as gravação dos bastidores do filme durante toda a sua produção -- uma forma de tentar saciar a curiosidade humana, e fornecer no DVD mais material que nos convença a comprá-lo. Nesse vídeo aparece grande parte dos profissionais por trás das grandes produções, nós já sabemos quem eles são: diretores, produtores, cinegrafistas, atores... Ufa, a sétima arte é mesmo um exemplo da serialização!

Mas raramente uma pessoa saberá responder quem é o profissional responsável por criar os trailers. Afinal, existe um profissional específico para a execução desses pequenos vídeos, tão importantes para a divulgação dos filmes?

Sim, existem! Os trailers são como mini-filmes independentes que requerem sua própria trilha sonora, narração e seu próprio roteiro. Logo, possuem também sua própria equipe de elaboração, que pode trabalhar em cima dele durante meses. Esses realizadores costumam manter uma conversa com o produtor e diretor do filme, para que possam ser capazes de extrair da película seus elementos essenciais, como falas ou trechos que chamem a atenção dos espectadores. Segundo Mondrala, como é conhecido o produtor chefe da produtora de trailers norte americana Ant Farm (http://www.theantfarm.net) -- em reportagem à NY Times Magazine – “os diretores não podem ser, sozinhos, os responsáveis pela produção dos trailers de seus próprios filmes, pois são muito apegados a todos os trechos de sua obra”.

Cameron Diaz em "O Amor Não Tira Férias" ("The Holiday", EUA, 2006), no qual ela encena uma produtora de trailers.

Quando bem elaborados, os trailers conseguem atingir pelo menos 25% do público ao qual se destinam. Dos 35 milhões de dólares, em média, que são investidos no marketing dos longas-metragens de alto orçamento, cerca de 250 a 750 mil dólares são reservados para esses mini-vídeos, segundo os especialistas consultados pela NY Times Magazine. Isso nos EUA, é claro. Lá existem empresas especializadas na criação dos trailers: são as produtoras de trailers. Uma das maiores e mais conhecidas – preferida de Hollywood -- é a Magic Box Music (http://www.magicboxmusic.com), que fez os trailers de “Transformers”, “Homem Aranha 3”, “Piratas do Caribe 3”, além de toda a série “Harry Potter”, por exemplo.

Estúdio da produtora norte americana de trailers Magic Box Music

No Brasil, infelizmente, não podemos dizer que fazemos parte dessa mesma realidade. Normalmente as próprias produtoras dos filmes se encarregam dos trailers. Porém aqui também há algumas empresas produtoras de trailers, como a recentemente inaugurada Movie Trailer (http://www.movietrailer.net.br), responsável pela divulgação do filme “5 Vezes Favela”.

Vitória C. Jabur

0 comentários:

Postar um comentário