Aqui no blog SESSÃO TRAILER até agora nos restringimos a postar sobre trailers produzidos para longas-metragens. Até porque sempre que se fala em trailers no mesmo instante nos vem em mente a sétima arte. Mas é importante saber que esse tipo de filminho publicitário não se restringe só ao cinema.
Há também trailers para diversos tipos de produtos, sejam eles audiovisuais, como séries de TV ou jogos para computador; ou até bens de consumo, como perfumes e guias de viagem.
Você deve estar achando estranho eu ter escrito “guias de viagem”. Mas é que recentemente a grife Louis Vuitton lançou três diferentes guias de viagem (de Nova Iorque, Paris e Berlim) e divulgou na internet um filminho publicitário para cada um deles. Na verdade a coleção City Guide 2011 da marca compreende 40 destinos diferentes, mas até agora só essas três cidades receberam um vídeo correspondente ao seu guia. A produção dos trailers ficou a cargo de Romain Chassaing (mais conhecido pela direção de clips musicais), que se utilizou da técnica de Stop Motion.
Outro exemplo não usual de trailer é o produzido pelo diretor Guy Ritchie para a marca Christian Dior, que conta com a encenação de Jude Law e com trilha de Muse. Ritchie gravou um filme de 5 minutos para o lançamento do perfume Dior Homme, mas antes foi lançado um pequeno teaser de 30 segundos para aguçar a curiosidade dos consumidores, assim como se faz no cinema.
A grande maioria das pessoas considera esses “trailers” e os comerciais uma coisa só, o que não é errado, já que os dois na verdade servem ao mesmo propósito. A diferença entre uma propaganda convencional e um trailer de fato é bem sutil. Mas podemos dizer que o trailer já traz em si aspectos do produto que está tentando vender. Os já citados trailers dos guias da Louis Vouitton, por exemplo, já revelam uma parte do conteúdo desses livretos e esses próprios filmes já se passam por mini guias.
O caso do trailer do perfume da Dior já é diferente. Porque é óbvio que não há como sentirmos sua fragrância através da tela, pelo menos que eu saiba ainda não inventaram uma forma disso acontecer! O que podemos observar é que esse trailer, na verdade, funciona como uma forma de divulgação do filme publicitário integral (o de 5 minutos, que eu havia falado). Sem deixar, é claro, de fazer propaganda de seu produto central, o perfume. É engraçado, porque esse teaser remete diretamente aos trailers de cinema, se utilizando até do artifício “Coming Soon”, como se o próprio filme publicitário completo, que será revelado posteriormente, se tratasse de um longa-metragem e do perfume ao mesmo tempo.
City Guides da Louis Vuitton:
Nova Iorque
Paris
Berlim
Dior Homme: (Teaser Trailer)
Filme
Mais pra frente a Perolla irá postar sobre alguns trailers de séries e jogos. Coming Soon!
Vitória
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